Netscape DevEdge

Skip to: [content] [navigation]

Busca

Netscape Gecko™ e suporte à Web Standards

Introdução

Este documento é recomendado para grupos que trabalham com tecnologias web, mais especificamente para a área de produção de web sites e aplicações web. Trata-se de uma visão geral sobre o navegador Netscape Gecko e os Web Standards que são suportados pelo mesmo. Ainda no contexto de Standards, a segunda parte traz um conjunto de referências sobre os aspectos de compatibilidade quanto à utilização em páginas web, os benefícios da utilização de Web Standards e os aspectos em comum existentes nos novos navegadores (Netscape Gecko e Internet Explorer), além de recomendações quanto à atualização de páginas.

Netscape Gecko

Netscape Gecko é um componente de software que provê as funcionalidades de um navegador de Internet (web browser). Ele é parte integrante e fundamental de navegadores como o Netscape 7, o AOL browser para Mac OS X, o Mozilla, o Compuserve 7, o Galeon, e vários outros. Para maiores informações, visite a seção Netscape Gecko Central

A lista abaixo inclui algumas das principais recomendações W3C (Web Standards) que são relacionadas com sistemas web e ao mesmo tempo suportadas pelo Netscape Gecko:

Web Standards e aspectos em comum nos novos navegadores

A utilização de Web Standards como XML, HTML 4, CSS e DOM beneficia em muito o processo de desenvolvimento, permitindo que sistemas possam ser atualizados de uma maneira mais simples e eficaz. A característica de extensibilidade é uma das principais vantagens. Também é importante o alto grau de interoperação entre os Web Standards. Por exemplo, o uso de DOM para a manipulação de páginas HTML e seu estilo visual (DHTML).

Outro aspecto importante é o fator comum de suporte aos Web Standards que existe entre os novos navegadores (principalmente Netscape 7 e Internet Explorer 6). Os ítens abaixo enumeram uma coleção de documentos que auxiliam o processo de desenvolvimento ou atualização de páginas web, tirando proveito dos aspectos Standards comuns entre os principais navegadores:

DHTML - manipulação dinâmica de conteúdo e estilo visual

Problemas comuns e referências para recomendações W3C

Aspectos específicos do navegador Netscape Gecko - plugins

Os plugins QuickTime, Macromedia Flash 6, Real e Viewpoint podem ser controlados via JavaScript com o Netscape 7. A lista abaixo enumera algumas referências sobre o grau de compatibilidade dos principais plugins com Netscape Gecko:

A+O